terça-feira, 24 de junho de 2008

AGUENTAR O ESFORÇO FÍSICO

A actividade física regular traz, como nos é constantemente recordado, muitos benefícios, entre eles a redução do risco de doença coronária, obesidade e osteoporose. Sentimo-nos melhor e ficamos com melhor aspecto.
Quase todas as pessoas que praticam exercício físico com regularidade, e muitas que o praticam intermitentemente, sofrem de um qualquer tipo de lesão por repetição. Nos atletas de fim de semana é geralmente um problema de "exercício a mais sem aquecimento". Nos atletas de alta competição, é " exercício a mais, demasiado prolongado e demasiado frequente ". O stress constante pode fracturar ossos, em geral os do pé e da perna, como se vê pela frequência com que se manifestam em bailarinos e atletas de fundo. Abusar dos músculos pode levar à sua inflamação, produzindo inchaço e dor. As lesões por fricção ocorrem quando os tendões deslizam dentro das baínhas em que estão contidos, ou contra os ossos por cima dos quais passam, produzindo tendinite nos joelhos e no tendão de Aquiles.
A longo prazo, o desgaste constante produzido pelo exercício físico intenso e prolongado pode dar origem a osteoartrite, doença crónica caracterizada pela degeneração das articulações que causa dor e rigidez. É bom não esquecer que o corpo humano não foi concebido para ser usado como uma máquina de correr. O stress também afecta o sistema imunitário, pelo que os atletas profissionais são mais susceptíveis a infecções, o que compromete o seu desempenho. As fundistas e as bailarinas podem deixar de ter menstruação, ficando nesse caso o efeito benéfico do exercício nos seus ossos mais do que anulado pelos reduzidos níveis de estrogénio. Isso explica o que parece um paradoxo: muitas jovens que praticam exercício físico intenso e regular sofrem de osteoporose, embora o exercício moderado possa desacelerar a perda óssea em mulheres mais velhas. Em muitas jovens atletas, por exemplo as ginastas, o exercício físico também retarda a puberdade.
O exercício físico intenso, pode causar a perda de proteínas nos músculos esqueléticos, provavelmente devido a lesões mecânicas microscópicas nas próprias células musculares. É bastante habitual. Nalguns casos, porém, a quantidade de proteína perdida é tão elevada que chega a pôr a vida em risco. Sendo assim o exercício físico praticado com moderação é altamente benéfico. Talvez nunca sejamos os mais rápidos, nem os mais fortes, mas provavelmente teremos uma vida activa durante muito mais tempo.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

DORES NA COLUNA VERTEBRAL

Locais habituais das dores na coluna vertebral.
Se os músculos podem causar sofrimento, a origem das dores está localizada nos ligamentos e cápsulas das articulações zigapófises e na combinação disco-ligamentos próximos dos discos. Ligamentos ricamente inervados, cápsulas articulares com uma inervação muito abundante, músculos inervados, todas essas estruturas são potencialmente origem da dor.
Locais de conflito mais frequentes
Entre a pelve e a coluna vertebral, as articulações sacro ilíacas atenuam as pressões em rotação que se manifestam durante a marcha, mas parece que elas não são solicitadas na posição sentada. A zona de transição lombo sacra é muito exposta mecanicamente, pois o segmento L5-S1 é o mais móvel de todos em flexão e extensão no nível lombar. Na posição sentada, o sacro, dependente da pelve, é bloqueado em retroversão.
Rigidez muscular, rigidez ligamentar
O jogo combinado entre a rigidez que se deve aos ligamentos e a estabilidade que se deve à tensão muscular é frequentemente subtil e não é fácil distinguir uma da outra. O conhecimento da existência do mecanismo que rege a interrupção da amplitude é um pré-requisito indispensável análise.
Músculos e rigidez modelável da coluna vertebral
Se permanecemos sentados durante muito tempo, os músculos modificam o seu estado de tensão e a posição geral da coluna vertebral é modificada. Resistir a que as costas se curvem, necessita de um esforço consciente, voluntário, de contracção e, neste caso, os músculos das costas e do tronco são estruturas automatizadas pouco controladas pela vontade.
No funcionamento normal, os músculos do eixo ( tronco e pescoço ) fornecem uma estabilidade a partir do qual se organizam os movimentos de grande amplitude, realizados pelos membros inferiores ou superiores.
Necessidade educativa de uma sociedade tele visual e digital
O ensino moderno foi ienvaido pelas tecnologias digitais. Podemos prever que, no futuro, os estudantes provavelmente passarão mais horas na posição sentada. A lombalgia da criança e do adolescente, é uma preocupação e o mobiliário escolar tem sido o culpado. O ritmo de crescimento da criança pré-puberdade e pós-puberdade, bem como escolher e utilizar as mesas e cadeiras usadas pela criança na escola e em casa, é de extrema importância. É claro que isto é aplicável a todos os seres humanos nos seus empregos, em casa e nas mais diversas actividades diárias.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

TREINO DE RESISTÊNCIA

Adicionando simples rotinas explosivas às secções de treino, é possível produzir importantes ganhos na performance para atletas de resistência.
Todo este tipo de treino deve ser desenvolvido gradualmente. É claro que, para os benefícios desse tipo de treino sejam alcançados, as secções de treino deverão de ser entre os 20 e os 60 minutos por secção. Na fase inicial três vezes por semana em dias não consecutivos é a melhor escolha. Numa fase mais avançada, aumentar até 5 dias por semana. A intensidade dos exercícios para que o maior benefício seja alcançado, deve estar numa faixa de 50% a 70% do Vo2Max. O controle da frequência cardíaca é importante.
Rotinas explosivas: 35 a 40 minutos que consistem, saltos normais, com obstáculos, saltos e agachamento sem peso externo, utilizando o peso do próprio corpo, bem como corrida tipo jogging e exercícios de força. A exemplo: semi agachamento, puxador dorsal, extensão e flexão dos membros inferiores, etc...de 2 a 3 séries de 8 a 10 repetições.