terça-feira, 23 de setembro de 2008

TREINO DE ACTIVAÇÃO METABÓLICA

Perguntas:
1- Quantas calorias devo consumir e queimar para garantir objectivos de perda de peso?
2 - A que intensidade me devo exercitar para queimar gordura eficientemente?
3 - Como posso aumentar a minha performance cardio-vascular?
4 - Como posso ajustar a minha rotina desportiva cada vez que sinto mais progresso?
Para garantir uma melhor performance de si mesmo, deverá ensinar o seu corpo como trabalhar melhor e a ter uma eficiência metabólica nos vários níveis de intensidade.
Princípios:
. Metabolismo em repouso ( em nº de calorias )
. Metabolismo em exercício ( eficiência no gasto calórico da gordura )
. Metabolismo anaeróbico ( quando deixa de utilizar a gordura como substrato energético e passa a utilizar os hidratos de carbono )
.VO2Max (a habilidade do organismo transportar O2 para os músculos solicitados na fase do treino ).

domingo, 14 de setembro de 2008

PISOS SINTÉTICOS E LESÕES DESPORTIVAS

Se até à pouco tempo as lesões eram atribuídas a factores relacionados com a preparação física do atleta, hoje começam a ser levantadas também questões que colocam em causa as infra-estruturas onde é praticado o desporto, como é o caso dos novos complexos desportivos com pisos sintéticos. Estudos indicam que a probabilidade de contrair lesões aumenta em 50% com a alteração do piso, uma vez que a superfície é mais abrasiva. Outra desvantagem é o facto de um piso sintético necessitar de calçado adequado. Os pitons de alumínio não podem ser utilizados e mesmo os de borracha não são muito aconselhados, porque prendem demasiado na relva, limitando os movimentos do atleta.

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO - rpm/cycle/spining

A posição do corpo na bicicleta afecta fortemente a performance. Afecta a quantidade de potência que se consegue exercer nos pedais e afecta o nível de conforto em cima da bicicleta. Uma posição desconfortável não favorece o desempenho. Existem duas afinações a fazer no selim da bicicleta. A primeira é a regulação em altura do selim em relação ao quadro da bicicleta e a outra é o seu ângulo de inclinação. Aqui, a coisa mais importante a considerar é o conforto; uma pessoa deverá ficar sentada na bicicleta e não pendurada. A altura do selim deve permitir que, quando o pedal está no seu ponto mais baixo, a rótula deverá ficar mesmo acima do eixo da roda pedaleira. A altura do selim deve também ser ligeiramente mais alta que o guiador. Em relação ao ângulo, este deve permitir o conforto desejado e evitar que se escorregue do selim.
A altura e a distância do guiador ao selim devem permitir que as costas fiquem direitas, neutras e não curvas.

domingo, 7 de setembro de 2008

NUTRIÇÃO E DESPORTO

Antes do exercício, tendo em conta que o objectivo principal é prevenir a hipoglicémia ( descida dos níveis de açucar no sangue ), faça a última refeição 3-4 horas antes à base de hidratos de carbono ( massas e arroz ), proteína ( peito de frango / peixe magro ), cozidos ou grelhados, com água e sumos de fruta. Durante e após o seu treino, rehidrate-se ( água e electrólitos, através de bebidas desportiva isotónicas ). É uma questão de calcular o peso perdido e consumir 1,2 litros de água por quilo perdido. Reponha os hidratos de carbono ( que têm acção sobre o glicogénio muscular, hepático e glicemia ) e desta forma alimente ainda a regeneração mscular.
Imediatamente após: 1 - 1,5g hidratos de carbono (HC)/kg peso, açucares rápidos e o,25g de proteínas/kg peso. Repita duas horas após. Fique com um exemplo de 70g de HC: uma taça de cereais, um iogurte e uma banana. Ou ainda duas ou três barras desportivas. Ou 500 ml de uma bebida de recuperação. Ou duas fatias de pão com compota / mel.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ALONGAMENTO / FLEXIBILIDADE - Parte 2

A afirmação da importância dos exercícios de flexibilidade na prevenção de lesões tem sido bastante preconizada actualmente, contudo, as lesões desportivas apresentam-se como um problema, resultando de interacções entre factores fisiológicos, psicológicos, ambientais e outros. Sem o ajuste destas interacções em amplos estudos, talvez nunca possamos ter conhecimento da verdadeira relação entre flexibilidade e lesões.
Taylor e col., ( 1990 ) explicam as propriedades visco elásticas do músculo, em que a elasticidade implica que a mudança da extensão, ou deformações sejam directamente proporcionais às forças aplicadas ou aos pesos, e viscosidade é caracterizada como dependente do tempo e da qualidade de mudança, em que o tipo de deformação é directamente proporcional às forças aplicadas. No estudo realizado pelos autores, o alongamento resulta em um aumento de extensão da unidade músculo-tendão. O consequente alongamento das unidades músculo-tendão deve permitir uma maior amplitude de movimentação das articulações que estas unidades músculo-tendão cruzam, concluindo, então, que o alongamento deve resultar em maior flexibilidade de uma articulação.