quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PORQUE É QUE O MEU JOELHO OU ANCA ME DÓI ANTES DA CHUVA?

Uma explicação possível para o joelho,anca ou outras partes do corpo que prevê o tempo asssenta nas " nódoas negras ósseas "- um conjunto de sangramento e edemas provocados por fracturas microscópicas do osso trabecular ou poroso. Alguns estudos descobriram que isto ocorre em relativa frequência após rupturas dos ligamentos.
É possível que as alterações da pressão atmosférica alterem o volume do edema no osso, provocando a dor. Se assim for, há duas coisas que se podem prever; uma ressonância magnética revelará lesões ósseas, e a capacidade de prever o tempo que o doente mostra diminuirá à medida que a lesão se for curando.
Uma explicação possível é que a mudança de tempo faz com que os ligamentos lesionados inchem, e os nervos em redor da articulação entendam isto como dor. Outra explicação é que o ar dentro da articulação pode expandir-se quando a pressão barométrica desce, mais uma vez fazendo com que os nervos transmitam dor.
Uma experiência recente feita por cientistas japoneses demonstrou que a dor lombar associada a mudanças de pressão barométrica está ligada ao fenómeno do vácuo, em que se geram gases entre as vértebras ( Journal of Spinal Disorders and Techniques, volume 15, página 290 ). Essas bolhas formam-se quando os discos entre as vértebras se deterioram e são mais comuns entre as pessoas idosas. Também se podem formar noutras articulações.