sábado, 3 de janeiro de 2009

FALTA DE VALORES. ONDE NOS LEVA ESTE MUNDO GLOBAL

Uma vez perguntaram a Confúcio:
O que mais o surpreende na humanidade?
Confúcio respondeu:
- Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem dinheiro para recuperá-la. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro.
E concluiu:
- Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido...
Confúcio - China: 551a.C. - 479 a.C.
" O homem que procura a fortuna vale o mesmo do que aquele que procura a verdade? Não é a mesma coisa. A fortuna torna-nos prisioneiros. A verdade liberta-nos".

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

A CARNE VERMELHA E A CARNE BRANCA

A carne vermelha é desta cor porque as fibras musculares que, na sua maior parte, a constituem, contêm grandes quantidades de mioglobina e mitocôndrias, que são vermelhas. A mioglobina, uma proteína parecida com a hemoglobina das células vermelhas do sangue, tem como função armazenar oxigénio nas fibras dos músculos.
As mitocôndrias são organitos que existem nas células que utilizam oxigénio para fabricar ATP (adenosino trifosfato) que fornece a energia necessária para a contracção muscular. Ao contrário destas, as fibras musculares da carne branca possuem baixas quantidades de mioglobina e de mitocôndrias. A diferença de cor entre a carne de várias espécies de animais é determinada pelas proporções relativas destes tipos básicos de fibras musculares.
Votos de um excelente Ano de 2009