quarta-feira, 22 de julho de 2009

TREINO E SUA PRESCRIÇÃO

O treino de musculação é um ciclo com diferentes estímulos de acordo com os níveis de adaptação, experiência, evolução do praticante e tipos de treino. A genética, a alimentação, a suplementação e o descanso, são de extrema importância. A tonificação consiste no aumento do tónus muscular sem recurso às capacidades máximas, afastando o perigo de lesões. Considere dois tipos de estimulação muscular: hipertrofia muscular pelo aumento da secção transversal do músculo ( depende da capacidade, intensidade e duração, menos repetições / peso superior ) e, resistência muscular pelo tempo máximo em que se mantêm a capacidade contráctil do músculo ( mais repetições / peso inferior ). A crescente resistência muscular, o número de repetições, o peso e o número de séries, fará o músculo aumentar gradualmente o seu tônus.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

SUPLEMENTAÇÃO Parte 4

Há muito que sabemos que os atletas ingerem suplementos nutricionais à base de proteína( Whey ) para ajudar no desenvolvimento de massa muscular. No caso das modalidades de potência, os atletas ingerem-nas para obterem força, enquanto que pessoas que se encontram abaixo do seu peso procuram uma solução para aumentarem a sua massa corporal e os vegetarianos utilizam-nos para terem a certeza de que estão obtendo a quantidade sufuciente de proteína.
Todos nós somos uma coleção de moléculas velozes, cada uma delas portadora de uma formidável complexidade e em ordem definida. A estrutura permanece constante porém, cada parte está continuadamente a ser recolocada, renovada e rejuvenescida.
Há seis meses atrás, nós parecíamos exactamente o mesmo que somos hoje, porém a nossa pele agora é formada por células inteiramente novas; nem uma das células existentes áquela data ainda permanece na nossa pele.
O mesmo ocorre com a nossa gordura, a qual se renova a cada 13 meses. A mais velha de todas as células possui apenas 6 semanas de vida, enquanto que nos últimos três dias toda a camada de revestimento do nosso trato digestivo foi completamente trocada. Assim para manter o nosso corpo, devemos recolocar as partes que são " perdidas ".
As proteínas são usadas para a produção de uma nova pele, ossos, músculos e cabelos, bem como hormonas, enzimas, mensageiros celulares, ácidos nucleicos e componentes do sistema imunológico.
Sem a ingestão de proteína o nosso corpo é incapaz de associar e agrupar as estruturas que formam as células, tecidos e orgãos nem consegue produzir as substâncias bioquímicas necessárias para o bom funcionamento cardiovascular, contracção muscular, crescimento e reparação.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

SUPLEMENTAÇÃO DESPORTIVA Parte 3

A actividade física, da forma como ela é praticada nos dias de hoje por atletas competitivos e recreativos, deprime vários aspectos da imunidade, principalmente a actividade anti microbiana.
Demonstrou-se que a proteína do soro do leite, é claramente superior à albumina do ovo, à caseína e às demais proteínas, até mesmo no que diz respeito à optimização das respostas imunológicas celulares e humorais, tais como a produção de anticorpos e a activação das células beta mediada pelas células T.
Após a ingestão de uma boa marca de Whey, o " pool " de aminoácidos no corpo aumenta entre 200 a 250%. Desse total, mais de 50% são aminoácidos BCAA´s, os quais são vitais para a síntese de proteína. O compartimento muscular, principalmente os músculos contrateis, preferem absorver os aminoácidos na corrente sanguínea, a fim de produzirem glutamina.
A glutamina é indescutivelmente vital para o crescimento muscular, para o bom funcionamento do sistema imunológico e para actuar como combustível cerebral. Está devidamente documentado que a glutamina constitui cerca de 60% do " pool " de aminoácidos nos músculos contracteis ( não contando com o aminoácido taurina ), e que após a absorção de uma dose de 2 gramas de glutamina, ocorre um aumento da ordem dos 300% dos níveis endógenos de hormonas do crescimento humano. Além disso, quando aumentam os níveis sanguíneos de glutamina, os de bicarbonato no sangue elevam-se, o que faz com que a produção de ácido láctico, produzido após a actividade física , seja rapidamente dissipado pelo organismo.

RUPTURA NO TENDÃO DE AQUILLES

A ruptura total do tendão de Aquilles é comum, e ocorre especialmente quando existe um espessamento do mesmo, com perda de elastecidade. Após a intervençao cirúrgica e reabilitação do mesmo, o tendão de Aquilles recupera a sua forma e característica quase a 100%. No entanto, não podemos esquecer que existe um cicatriz interior no local da ruptura que necessita de ser trabalhada. De forma a manter a elastecidade necessária ao normal funcionamento do tendão de Aquilles, será recomendável a realização de um plano de alongamentos para a manutenção do comprimento, elastecidade e flexibilidade do tendão e estruturas associadas. Exemplo: alongamentos dos músculos relacionados com a articulação tíbio-társica ( gémeos, solear peroniais, etc ).
Outras lesões do tendão de Aquilles:
Bursite - inflamação ou irritação de uma bursa ( saco de fluido existente entre ossos, tendões e músculos e que facilita o movimento ). Começa por provocar dor e irritação na parte traseira do calcanhar.
Tendinite - Inflamação do tendão de Aquilles que causa inchaço e dor, especialmente após longos períodos de utilização ou de repouso.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

WHEY E CASEÍNA Parte 2

A caseína é a principal proteína encontrada no leite de vaca ( 80% a 82% ), e é utilizada para o fabrico de queijo. O grande problema é que o corpo humano não consegue digerir adequadamente essa proteína. A caseína contém uma grande quantidade de caseína alfa, a qual é uma fracção proteica encontrada apenas no leite animal e que não é fácilmente digerida por seres humanos. Um facto indiscutível e inegável é que o corpo humano está geneticamente preparado para digerir Whey e não propriamente caseína. Em outras palavras, uma boa marca de whey é uma proteína anabólica por essência, enquanto que a caseína é antianabólica por essência. Também se sabe que o Whey é uma proteína rápida enquanto que a caseína é uma proteína lenta.
Também já se sabe há muito tempo que a caseína termicamente tratada produz um efeito tóxico no corpo humano. Devido ao facto de ser menos digerível, uma grande quantidade atinge o intestino grosso onde é fermentada pela flora intestinal. Ao iniciar-se o processo de fermentação, ocorre a produção de amónia e uma variedade de fenóis. Estas substâncias são tóxicas ao corpo humano. Sabe-se ainda que a caseína provoca o aumento do colesterol LDL sanguíneo.

COMPARAÇÃO ENTRE O WHEY E A CASEÍNA Parte 1

Até 1992, os cientistas acreditavam erroneamente que todas as proteínas eram dirigidas da mesma forma e na mesma velocidade. Na mesma altura o Prof. Daniel Tomé do Institute pour Biologie e Nutrition Humaine do Centre D´Études Nucleiares du Saclay, nos arredores de Paris, descobriu que algumas frações de uma nova geração de Whey faziam um circuito através do processo digestivo humano ao realizarem um " bypass " pelo estômago. Utilizando uma poderosíssima técnica de análise compartimental, percebeu que um produto contendo o espectro completo de peptídeos de whey ( perfazendo um conjunto completo de cadeias curtas e longas de aminoácidos ) era absorvida de forma mais rápida e diferente das proteínas tradicionais.
Descobrui também que uma porção substancial dos peptídeos de whey não são afectados pelos ácidos e enzimas presentes no estômago; ele verificou que 80% dos peptídeos de whey, passam rápidamente e de forma intacta através do estômago e são absorvidos no intestino delgado.