terça-feira, 27 de outubro de 2009

A NOSSA EDUCAÇÃO!!!!

Pois... o problema da educação é simples. Primeiro tem de haver ordem nas escolas, programas feitos com gente com cabeça e não por semianalfabetos. Os professores têm de ser avaliados para se saber se sabem do que ensinam. Salazar liquidou duas gerações e a democracia está a liquidar quatro. As nossas escolas são fábricas de analfabetos. No meu tempo, os alunos da quarta classe davam menos erros do que alguns ministros agora. A escola, hoje, é mais uma das falsificações do regime. O ensino é uma farsa para apresentar estatísticas...enfim.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DORSALGIA

A dorsalgia afecta 70 a 80% da população em alguma época da vida, sendo a causa mais comum de actividade limitada em pessoas com 45 anos de idade e mais jovens. A localização anatómica da dorsalgia na população geral é a seguinte: dor cervical, 36%; dor torácica, 2%; e dor lombar, 62%, sendo os níveis vertebrais L4-L5 e L5-S1 os mais frequente afectados na área lombar.
Os episódios de lombalgia estão relacionados geralmente a evento traumático agudo ou ao uso excessivo ( overuse ) e regridem quase sempre em poucas semanas, com ou sem tratamento.
Os factores que predispõem um indivíduo para dorsalgia incluem postura errada na posição sentada, que duplica a postura ereta plenamemte flexionada; flexão frequente; e perda de amplitude de movimento em extensão. O movimento e a actividade podem desencadear a dorsalgia, bem como uma posição inadequada ao levantar pesos.