quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE

Quando se desenvolve a capacidade de criar pontos altos intencionalmente, pode não se sentir mais energia e ter mais sucesso na vida, como também produzir óptimos resultados num tempo mínimo, em qualquer área. É assim que trabalho e me exercito.
No entanto, muitos " especialistas em condição física " recomendam que assim que o aluno conseguir fazer exercícios por 30 minutos " sem se cansar ", deve aumentar para 40 minutos e por aí adiante. Quanto mais, melhor, proclamam.
A pergunta que eu gostaria de fazer é: Por quê?
Qual é o objectivo, fazer exercício o dia inteiro? Fazer 2 e 3 aulas seguidas?
O que interessa aqui é,  à medida que se tornar mais experiente - à medida que o seu nível de eficiência no que quer que esteja fazendo, inclusive exercício, avançar, o objectivo será procurar constantemente chegar a um ponto mais elevado e tornar-se mais eficiente ainda. Do ponto de vista científico, durante as secções de treino tentamos estimular uma resposta de adaptação. Ok e daí? Os estudos mostram que a estimulação necessária para desencadear o crescimento dos músculos acontece rápidamente, ou não acontece. Daí vem aquela máxima: "Ou trabalha intensamente, ou durante muito tempo". Um ou outro.
Falarei brevemente numa ferramenta chamada " Índice de Intensidade " para nos ajudar a criar pontos altos no treino diário.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PARA ALÉM DAS RDA ( DOSES DIETÉTICAS RECOMENDADAS )

Porque razão muitos de nós precisamos de suplementos nutritivos de um comprimido ou cápsula - o de muitos? Simplesmente pelo facto de basearmos as nossas necessidades nutritivas nas Doses Dietéticas Recomendadas, as quais foram estabelecidas pela primeira vez pelo Conselho dos Alimentos e Nutrição em 1941 e actualizadas periodicamente desde então. As RDA são tabelas para todas as pessoas desde crianças a adultos, e não tomam em consideração necessidades nutritivas especiais. A natureza geral das RDA pode deixar-nos sem os nutrientes suficientes que necessitamos, razão pela qual os especialistas dizem que somos uma sociedade acossada por tantos problemas de saúde, entre eles as afecções imunológicas como constipações, feridas de difícil cicatrização e padecimentos mais sérios como a artrite e as doenças cardíacas. As RDA são realmente tabelas inúteis para os dias de hoje, porque foram estudadas para prevenir doenças como escorcuto e beribéri - problemas que actualmente não se encontram nas nossas sociedades. As RDA não são tabelas úteis para obter uma saúde óptima e para tratar doenças, especialmente na sociedade moderna.

OS NOSSOS DEFENSOES NATURAIS

Na frente da batalha, pelo menos quando se trata de deter os problemas de saúde mais comuns nos dias de hoje, estão os chamados antioxidantes: as vitaminas C e E e o betacaroteno ( uma forma de vitamina A ). Quando se tomam doses suficientemente grandes, pensa-se que estas vitaminas oferecem proteção contra 60 doenças relacionadas com o envelhecimento, desde o cancro e as cataratas  até às doenças cardíacas e ao colesterol.
Como fazem isto? Simplesmente porque acabam com as moléculas tóxicas chamadas radicais livres. Causados por radiações, fumo de cigarros, gases de tubo de escape de automóveis e outros agentes contaminantes, estes radicias livres corroem as células sãs e tornam-nas defeituosas de uma forma parecida como os estragos que as células cancerosas fazem no corpo.
Mas os investigadores dizem que a melhor defesa contra os radicias livres é tomar quantidades suficientes das vitaminas antioxidantes, o que impede os radicais livres de corroerem as células sãs. A maioria dos estudos mostram que a vitamia C oferece os melhores benefícios - ao funcionar como anti-hístaminico, matar vírus, aumentar a imunidade e proteger as pessoas de cancro, da diabetes e do outras doenças - em doses que variam entre as 500 miligramas e 10 000 miligramas que nunca poderíamos obter dos alimentos.