sexta-feira, 2 de julho de 2010

A TÉCNICA DAS SETE ETAPAS DO TREINO DE RESISTÊNCIA

Primeira etapa - Antes de iniciar, retire da sua mente tudo o que não se relaciona com o exercício e estabeleça o objectivo para o exercício em questão. Para isso, é preciso saber responder a duas perguntas:
1º Qual o grupo muscular que irei trabalhar e qual o movimento articular que ele irá produzir?
2º Porque preciso de executar este exercício, e qual benefício que pretendo obter?
Segunda etapa - Alinhe a distensão do músculo em sentido oposto à resistência.
Terceira etapa - Posicione o corpo de forma a conseguir o alinhamento mais eficiente, para que obtenha o melhor trabalho muscular, bem como os melhores ângulos para uma redução de riscos  de  todas as articulações, em especial da coluna vertebral.
Quarta etapa - Equilibre o seu posicionamento e não permita que nenhuma parte do corpo se mova além das partes necessárias para a execução do exercício. Procure sempre o equilíbrio muscular tanto quanto possível, em vez de depender dos aparelhos, de algum apoio ou do sistema esquelético.
Quinta etapa - Determine a amplitude de movimento ideal de acordo com todos os factores, e ajuste-a durante a progressão do exercício.
Sexta etapa - Concentre-se no ritmo e na manutenção ou no aumento da tensão sobre os músculos durante todas as fases das repetições do exercício.
Sétima etapa - Respire de acordo com o ritmo do exercício e da contracção.