terça-feira, 23 de novembro de 2010

EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS

Como a própria palavra indica (iso = igual; metros = medida), consistem em exercícios de esforços repartidos de forma dupla e igual (geralmente) com duas extremidades, de forma alternada ou simultânea. Este tipo de exercícios são muito apreciados pelos seus efeitos relativamente "rápidos" sobre a capacidade e volume muscular. São frequentemente utilizados para a recuperação de músculos que permaneceram inactivos durante algum tempo. Isso é muito habitual nas recuperações funcionais. Considera-se que este tipo de exercícios praticados diariamente podem aumentar o volume muscular.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A RECUPERAÇÃO DO DOENTE CARDÍACO

Uma vez passado o ataque e o coração do paciente o já se tranquilizou, começa a verdadeira recuperação. Com o passar de tempo, a inactividade não fará mais que agravar seus problemas. Os efeitos do exercício sobre o doente são benéficos em muitos aspectos. Tenhamos claro que:
1. Fortalece o músculo.
2. Aumenta o calibra das artérias e a sua elasticidade.
3. Baixa o nível de hormonas no sangue, diminuindo os riscos de uma nova crise.
4. Psicologicamente o paciente já não considera que o seu coração esteja em perigo.
5. Restabelece o processo natural de manutenção do ritmo cardíaco.
6. Diminui a cadência do ritmo cardíaco, tanto no máximo como no mínimo.
A melhor prevenção de enfarte é, sem dúvida, a prática desportiva sem exageros, sem esquecer, claro a alimentação saudável e o excesso de gorduras deve ser evitado.