sábado, 16 de julho de 2011

RISCOS PARA OS QUE FAZEM COMPETIÇÃO DESDE TENRAS IDADES

Na competição, as crianças e adolescentes vivem entre conflitos de interesses, pois as modalidades iniciam-se cada vez mais precocemente, com cargas de treino muito intensivas, que " pôem à prova " a capacidade de adaptação do organismo. Os desportos de elevada competição comportam elevados riscos e os jovens e as familias devem conhecê-los. É um dever ético dos profissionais de saúde, dos treinadores e de todos os profissionais do desporto chamar a atenção para esse facto, identificar os factores de risco e minimizá-los, pois se, por um lado, é fundamental que se pratique desporto e actividade física de forma regular, por outro, urge respeitar os limites do organismo. Julgo que os treinadores de jovens devem ter uma formação científica de base e conhecimentos sólidos sobre as metodologias de treino a adoptar durante o período de crescimento dos adolescentes, o que pode comprometer a sua saúde.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O TERMO CALORIA...O QUE SÃO?

O termo caloria vem do calor, ou seja, é uma medida de temperatura, ou mais concretamente de energia dissipada sob a forma de calor, ou energia necessária para tal. Na realidade, uma caloria é a energia necessára para aquecer uma grama de água em 1ºC. Estás a imaginar os milhões de calorias que precisas para conseguir manter a temperatura no teu corpo.Vulgarmente designamos por calorias aquilo que são na verdade quilocalorias, ou seja, a energia necessária para aquecer um quilo de água em 1ºC. Na rotulagem aparece Kcal.

A TÉCNICA CORRECTA PARA O MOVIMENTO DE SUPINO

A execução correcta envolve técnica e segurança na execução do movimento. Assim, e para evitar problemas do ombro e as rupturas musculares do grande e pequeno peitoral, aqui vão umas dicas adicionais de extrema importância. Não devemos baixar a barra até ao nível do peito para que não aumentemos de forma exagerada stress na cápsula articular do ombro com potenciais riscos de lesão. Para obtermos a melhor relação risco-benefício, devemos, sem qualquer carga, em posição supina, com os cotovelos a 90º, deixar cair  os braços de forma passiva. 2 cm acima do ponto em que o cotovelo caiu de forma passiva corresponde ao nosso limite de segurança em que minimizamos o risco de lesão no ombro e optimizamos o trabalho muscular.