segunda-feira, 8 de agosto de 2011

GRAVIDEZ E EXERCÍCIO FÍSICO

Quando não existem contra indicações médicas para a prática do exercício físico, a grávida deve ter atenção a este seu período de vida. Manter-se bem hidratada, evitar ambientes quentes e húmidos, evitar actividades que causem desequílibrio devido à alteração do centro de gravidade, evitar saltos ou pulos, evitar a realização de abdominais em posição supina a partir de 2º trimestre, ter especial atenção a exercícios que impliquem excesso de flexibilidade muscular e ligamentar, ter uma suplementação extra de ferro, ácido fólico e cálcio. Não exceder os 135-140 BPM durante a actividade física. Se se sentir cansada deve parar.

TREINO FUNCIONAL, O QUE É?

O treino funcional não é novo, já vem da famosa Escola Sueca, pois a funcionalidade do ser humano, já foi uma questão de sobrevivência.Hoje em dia o treino funcional mantém os seus princípios como método de treino físico para melhorar a aptidão física, que seja em termos de saúde, de performance ou de prevenção de lesões do sistema músculo-esquelético.A principal característica do treino funcional é realizar a convergência das habilidades  biomotoras do ser humano para produzir movimentos mais eficientes. A grande vantagem deste método de treino é que é benéfico tanto em indivíduos com uma boa condição física, pois permite sempre uma progressão, como os que ainda estão a começar, criando um ambiente dinâmico de treino. Os seus benefícios situam-se no equilibrio, força, flexibilidade, resistência coordenação e velocidade.Exercícios com o peso do corpo são excelentes para este tipo de workout.

sábado, 6 de agosto de 2011

PASSADA CURTA ARTICULAÇÃO SAUDÁVEL

Os investigadores colocaram 45 corredores populares saudáveis a correr sobre uma passadeira a um ritmo constante, desenvolvendo três tipos de passada: a sua passada preferida, mais longa e mais curta. Ao aumentar entre 5 e 10% os passos, observou-se que se reduzia a mecânica absorvida pelo joelho. E ao aumentar em mais de 10% os passos da corrida, reduziu-se a energia absorvida pela anca. Os investigadores sujerem que dar passadas ligeiramente mais curtas poderia reduzir o risco de lesões nos joelhos e ancas e ajudar na recuperação de lesoes já existentes.

GLICOGÉNIO E PROTEÍNA...RELAÇÃO ADEQUADA

Um estudo defende que o processo de resíntese glicogénia poderia acelerar-se pela ingestão simultânea de hidratos de carbono-proteína ou hidratos de carbono -aminoácidos, podendo ser uma boa opção tomar 30 minutos após terminar o exercício físico. Determina-se também que o consumo de proteínas é necessário ao desportista mas não deve representar mais de 15-20% do consmo calórico diário total, já que quando se ultapassa este limiar a proteína perde o seu efeito anabólico. Assim, se o desportista tiver como objectivo aumentar a massa muscular, deveria aumentar-se o aporte calórico total de forma equilibrada e não procedente unicamente de proteínas.