terça-feira, 27 de setembro de 2011

VO2 Max

Os melhores resultados no VO2Max. produzem-se quando a realização de exercício implica a utilização de grandes grupos musculares por um período longo de tempo e quando a natureza do exercício é rítmica e em regime aeróbio ( p. ex., caminhar, correr, subir escadas, nadar, andar de bicicleta, esqui e actividades lúdicas de resistência).

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO

A arte na prescrição do exercício consiste em integrar com êxito a ciência do exercício e as técnicas de comportamento, de modo que se possa integrar nos objectivos de cada pessoa a resolução e a capacidade de levar a cabo um longo programa de exercício.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

COMO A ACTIVIDADE FÍSICA MELHORA A SAÚDE PSÍQUICA

Existem pelo menos seis teorias que incluem um sentimento de controle e autoconfiança maiores, interacção social, " interrupção" do stress regular da vida, alterações químicas e estruturais do cérebro e elevação dos opiáceos corporais que induzem a uma sensação de bem estar. Dependendo do indivíduo, todos esses factores em graus variáveis podem contribuir para melhorar a saúde mental das pessoas que se exercitam regularmente.

LOMBALGIAS

Acredita-se que muitos dos casos de lombalgia são devidos às pressões anormais sobre os músculos e os ligamentos que suportam a coluna vertebral em indivíduos susceptíveis. Por exemplo, quando o corpo está mal treinado, os músculos paravertebrais e abdominais fracos podem ser incapazes de apoiar a coluna adequadamente durante certos tipos de levantamento ou de actividades físicas.Uma das causas de lombalgia são os trabalhos que envolvem o agachamento e a torção ou o levantamento repetitivo de objecto pesados. As cinco vertebras lombares (L1 a L5) são as mais frequentemente envolvidas na lombalgia por suportarem a maioria da pressão do corpo.Os tratamentos não cirúrgicos incluem a fisioterapia (com exercícios), repouso, injecções nos pontos de desencadeamento, manipulação da coluna, coletes e estimulação eléctrica transcutânea. A diminuição da flexibilidade e encurtamento dos músculos esquio-tibiais, flexores da coxa ( ilíaco-psoas) e glúteos, podem efectivamente contribuir para uma situação de lombalgia. É importante fazer o reforço dos músculos da zona lombar e do abdomem, em especial os estabilizadores (oblíquos) e do transverso abdominal.