1º Antes de Desenvolver a Força Muscular Desenvolver a Flexibilidade Articular
A maioria dos exercícios de treino, especialmente com pesos livres, utilizam amplitude de movimento próximas do máximo. Em determinados exercícios, o peso da barra comprime de tal forma as articulações que se o indivíduo não tem flexibilidade adequada, sente desconforto e dor.
2º Antes de Desenvolver a Força Muscular Desenvolver os Tendões
A taxa de ganhos de força muscular tem o potencial de exceder a taxa que os tendões e ligamentos podem se adaptar a tensões mais elevadas. Por conseguinte, é crucial que os tendões e ligamentos tenham tempo para se adaptar de forma a preservar a integridade dos ossos que formam as articulações. Seguir um programa de cargas de baixa intensidade nos primeiros 1 a 2 anos numa fase de adaptação anatómica, é fundamental.
3º Antes de Desenvolver os Membros Desenvolver o " Core "
O tronco é o elo de ligação entre os membros e como tal, estes só podem ser fortes quanto o tronco. Significa isto, que um tronco pouco desenvolvido é trabalho acrescido para os membros. Neste âmbito entende-se que o foco deve ir primeiro para o fortalecimento do " core " ( área central do corpo constituída pelos músculos abdominais, coluna lombar e restantes extensores da coluna ). Todos estes músculos do " core " representam um suporte poderoso para o sistema muscular, visto que o seu trabalho como uma unidade permite a estabilização do tronco durante os movimentos dos membros.
Referências bibliográficas:
Bompa T.; Cornacchina, L. (1998). Serious Strength Training. Periodization for Building Muscle Power and Mass.