. L-Arginina
Actua como transportadora de nitrogénio e desempenha um importante papel na produção da hormona do crescimento, influencia directamente o crescimento muscular e a manutenção do sistema imunológico. Está presente no leite, no frango e no peixe.
. L-Carnitina
É uma combinação de dois aminoácidos: metionina e lisina. Ajuda a perder peso. Encontra-se na carne vermelha, no leite, nos amendoins, na couve flor e no gérmen de trigo.
. L-Glutamina
Activa o rendimento muscular, a memória e o sistema imunológico. É o aminoácido mais abundante no tecido humano, pelo que previne a perda de massa muscular ao mesmo tempo que ajuda a mantê-la. Favorece a eliminação do amónio tóxico que se acumula após o exercício físico intenso, pelo que é aconselhável tomá-la sempre depois do treino. Encontra-se, entre outros alimentos, no peixe, na carne vermelha e nos lacticínios.
. Creatina
Este composto de aminoácidos arginina, glicina e metionona é o complemento da moda. Utiliza-se para obter energia imediata no músculo. Está presente no arenque, na carne vermelha, no salmão, no atum e no bacalhau.
. L-Leucina
Juntamente com a L-Isoleucina e a L-Valina, intervêm na formação e na reparação do tecido muscular, pelo que é recomendada para ganhar volume muscular e para ajudar na recuperação após o treino.