Nos últimos anos apareceram muitas dietas diferentes - tantas formas diversas de " comer saudávelmente " que se criou a maior confusão.
O facto é que reduzir a ingestão de gordura na sua alimentação e aumentar o consumo de hidratos de carbono não é a melhor forma de ficar esbelto e saudável, nem de evitar muitos dos problemas de saúde associados a uma alimentação inadequada. Não sei tudo sobre estas coisas, mas tenho a certeza do que sei e tenho a certeza de que seguir uma dieta exagerada em hidratos de carbono não vai ajudar a transformar o seu físico, melhorar a sua saúde e ajudá-lo a construir um corpo mais forte, mais saudável e cheio de energia.
O nosso corpo de facto, funciona muito melhor com um equilíbrio de hidratos de carbono e proteínas. A proteína não é só essencial para construir músculos saudáveis e manter um sistema imunológico forte, como também ajuda a estabilizar os níveis de insulina. A insulina é o que eu chamo de " hormônio transportador de nutrientes ". O seu papel é fornecer constantemente aminoácidos e glicose para a s células. Mas, quando se ingere hidratos de carbono em demasia, o nosso corpo torna-se " resistente à insulina " e você pode adquirir diabetes, levando à obesidade, a doenças cardíacas e a toda uma espécie de problemas de saúde. Alimentar-se com uma dieta rica em hidratos de carbono também pode estimular o apetite e provocar oscilações desagradáveis e imprevisíveis de humor ( principalmente a meio da tarde ). Além disso, sempre que os níveis de insulina aumentam, o corpo não queima gordura.
Por outro lado, a proteína proporciona níveis estáveis de energia, por causa do seu efeito sobre a insulina e sobre o açúcar no sangue. Comer proteína também ajuda a controlar o apetite. E a pesquisa descobriu que o efeito térmico ( aumento de energia necessária para a digestão, absorção e eliminação da comida ingerida ) de uma refeição rica em proteína é muito maior do que o de uma refeição rica em hidratos de carbono. Uma dieta baseada em hidratos de carbono trabalha contra o seu corpo, não a favor. A solução é equilibrar os níveis de hidratos de carbono e proteína.