Na frente da batalha, pelo menos quando se trata de deter os problemas de saúde mais comuns nos dias de hoje, estão os chamados antioxidantes: as vitaminas C e E e o betacaroteno ( uma forma de vitamina A ). Quando se tomam doses suficientemente grandes, pensa-se que estas vitaminas oferecem proteção contra 60 doenças relacionadas com o envelhecimento, desde o cancro e as cataratas até às doenças cardíacas e ao colesterol.
Como fazem isto? Simplesmente porque acabam com as moléculas tóxicas chamadas radicais livres. Causados por radiações, fumo de cigarros, gases de tubo de escape de automóveis e outros agentes contaminantes, estes radicias livres corroem as células sãs e tornam-nas defeituosas de uma forma parecida como os estragos que as células cancerosas fazem no corpo.
Mas os investigadores dizem que a melhor defesa contra os radicias livres é tomar quantidades suficientes das vitaminas antioxidantes, o que impede os radicais livres de corroerem as células sãs. A maioria dos estudos mostram que a vitamia C oferece os melhores benefícios - ao funcionar como anti-hístaminico, matar vírus, aumentar a imunidade e proteger as pessoas de cancro, da diabetes e do outras doenças - em doses que variam entre as 500 miligramas e 10 000 miligramas que nunca poderíamos obter dos alimentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário