quarta-feira, 23 de junho de 2010

A RELAÇÃO ENTRE A MUSCULAÇÃO E A MOBILIZAÇÃO DE TECIDO ADIPOSO

Como é sabido, os exercícios anaeróbios, como o trabalho de força em musculação, não utilizão a gordura como substrato energético durante o exercício. Por isso, a maioria dos profissionais de Educação Física entendia que este tipo de actividade não traria benefícios aos obesos  e só recomendava os exercícios aeróbios como maneira de aumentar o gasto calórico e a oxidação dos lípidos. Na verdade a musculação tem um papel muito importante no programa de perda de peso corporal. A musculação tem provado, na maioria das pesquisas, ser uma eficiente forma de aumentar o metabolismo de repouso ( através do aumento da massa corporal magra ) e diminuir a percentagem de gordura corporal.
Apesar dos exercícios de força em musculação não utlizarem gordura no momento do exercício ( somente ATP-PC e glícose anaeróbia ), há uma grande utilização de lípidos entre uma série e outra de exercícios, por causa da actividade aeróbia aumentada, no intuito de recuperar os sistemas anaeróbios esgotados. Acrescente-se ainda que o metabolismo permanece activo por várias horas, o que aumenta a oxidação das gorduras. Os exercícos de musculação também elevam a secreção da hormona de crescimento. Isto é importante porque, além das propriedades anabólicas desta hormona, ela aumenta a utilização de gordura no período seguinte ao exercício.

domingo, 20 de junho de 2010

UM GUIA DE ERNÂNI LOPES PARA PENSAR E CONCRETIZAR

O presente e o futuro têm de ser assumidos por gente de valor, com coragem e com um alto grau de honestidade e paixão pelo trabalho. Ernãni Lopes de quem eu muito prezo e admiro, apresenta uma cábula segura para o êxito, que eu aqui reproduzo: onde existe "facilitismo", deve haver "exigência"; onde está "vulgaridade", pôr "excelência"; onde está "moleza", pôr "dureza"; onde está "golpada", pôr "seriedade"; onde está "videirismo", pôr "honra"; onde está "ignorância", pôr "conhecimento"; onde está "mandrice", pôr "trabalho", onde está "aldrabice", pôr "honestidade". Eu sei, palavras leva-as o vento, mas mesmo assim...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

HIPERTROFIA

Os objectivos são:
. aumentar a massa muscular até ao nível desejado, através da depleção constante das reservas se ATP / PC;
. treinar todos os grupos musculares;
. melhorar a proproção entre todos os músculos do corpo, e, especialmente, entre os membros superiores e os membros inferiores, entre peito e costas, entre flexores e extensores.

AUMENTO DA MASSA MUSCULAR

Motivação, regularidade, continuidade, disciplina, vontade, persistência e compromisso.São competências que terá de ter sempre em mente. Foi em 1840, que nos Estados Unidos da América, surgiu a prática de levantamento de pesos, sendo então um desporto de exibição praticado por "homens fortes" que exibiam a sua bravura em festas ou espectáculos itinerantes. Hoje em dia, esta prática generalizou-se, tanto ao nível do treino desportivo, como a nível meramente recreativo. Um dos objectivos do levantamento de pesos é a hipertrofia muscular, isto é, " um aumento da tensão muscular ( força ) que proporciona o estímulo primário para dar início ao crescimento do músculo esquelético pelo treino com exercícios com carga.
Sabia que...
Para se atingir elevadas performances, o indivíduo tem de ter uma adaptação prévia a níveis neurais, componentes músculo-tendinosos e técnica de exercícios. São 4 os princípios do treino a ter em conta. Princípio da Sobrecarga. Princípio da Especificidade. Princípio da Reversibilidade. Princípio da Heterocronia.
Quantidade versus qualidade. A ideia do " quanto mais melhor " é errada, devendo-se privilegiar a qualidade do treino em vez da quantidade, por esta poder originar um processo de sobretreino.
Rapidez das repetições Inimiga da eficiência do treino - movimentos bruscos podem originar lesões  e geram uma ineficácia a nível do trabalho muscular. 

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A GORDURA ABDOMINAL

Muitos estudos têm demonstrado que a gordura abdominal - a causa do chamado corpo em forma de maça, é um sinal de risco aumentado de problemas de saúde, relacionados com o peso. Existem certas substâncias que a sua barriga inchada segrega para o seu coração, fígado e outros orgãos vitais, e entre os quais se encontram:


Ácidos gordos livres. São libertados directamente para o fígado e diminuem a sua capacidade de decompor a insulina, o que pode, a longo prazo, conduzir aos diabetes.

Cortisona. Níveis elevados desta hormona encontram-se associados aos diabetes e à doença cardíaca.

PAI-1. Este agente coagulante do sangue aumenta os riscos de ataque cardíaco e de apoplexia.

Proteína C-reactiva ( PCR ). Esta proteína inflama os vasos sanguíneos, tornando-os mais susceptíveis à deposição de placa.

Qual acha que era o melhor indicador de riscos múltiplos de doença cardíaca? Não, não eram as histórias médicas familiares ou os perfis de colesterol. Era a quantidade de gordura abdominal.

DEMASIADO TEMPO NO GINASIO

As taxas de desistência são muito maiores quando a sua rotina dura mais de 60 minutos. Além disso, você corre o risco de decompor os músculos mais do que os desenvolve. Ao fim de cerca de 60 minutos de exercício, o seu corpo diminui a produção de hormonas que promovem o desenvolvimento muscular e aumenta a produção das hormonas que conduzem à decomposição dos músculos. Tente dividir os exercícios que executa em duas sessões equilibradas - por exemplo partes superior e inferior do corpo - e execute cada sessão em dias alternados. Já agora mantenha-se hidratado.