domingo, 20 de março de 2011

SONO, ESSE ENCANTO

O sono tem garantido a nossa sobrevivência ao longo do tempo. Deitamo-nos tarde, fazemos noitadas, acordamos ainda mais tarde e nunca temos horários para descansar. Uma noite boa de sono torna  as pessoas mais bonitas e atraentes.Para além das já conhecidas olheiras, entre os efeitos da falta de sono " são evidentes o acentuar de rugas e a falta de brilho na pele". Quem não dorme as horas de sono necessárias não produz a melatonina, conhecida pela sua acção anti-envelhecimento, nem a hormona do crescimento que estimula a produção de ácido hialurónico, responsável por ajudar a pele a absorver as moléculas de água. Dormir pouco aumenta a produção de grelina, uma hormona que aumenta o apetite e a absorção dos alimentos, e diminui a produção de leptina, conhecida como a hormona da saciedade. Dormir de dia não é a mesma coisa que dormir durante os importantes estágios de sono que a noite oferece. Bons sonhos.

terça-feira, 15 de março de 2011

PARA AUMENTO DA FORÇA E MÚSCULO

Quanto maior o dano muscular maior a regeneração e maior  o aumento do tamanho da fibra muscular. Assim parece que o critério mais acertado para conseguir músculo não é fazer séries  e repetições intermináveis, mas o contrário, poucas repetições e cargas elevadas. Quando se fazem muitas séries e repetições chegando e sentir a sensação de queimar o músculo e chegar à falha muscular continuadamente estamos a esvaziar o músculo de glicogénio, cansando-o em excesso e desenvolvendo uma componente clara de força-resistência mais do que conseguir altas tensões musculares. O resultado é uma recuperação muito mais prolongada, um possível sobre-treino, um clima hormonal de catabolismo e uma limitação no desenvolvimento muscular, pelo que mais nunca é melhor.

Para definir em menos de uma hora

20 minutos de trabalho de força mas que impliquem muitos grupos musculares. Esquece o trabalho analítico dos bicípetes e gémeos. Os melhores são os exercícios com pesos livres, ou outra opção interessante é o trabalho com elásticos, que permite muitas possibilidades, álem de ser económico e fácil de transportar para qualquer lugar.

domingo, 13 de março de 2011

Perder peso em 45 minutos...intensidade é o melhor.

Combinar exercícios de força com trabalho cardiovascular é um trabalho muito eficaz para conseguir consumos calóricos elevados, trocando vias energéticas e os músculos implicados: 10´passadeira velocidade miníma de 6km p/hora + 4x (10 flexões de braços + 12 press de ombros)-10´cross training progressiva + 4x (12 rep prensa de pernas + 12 puxador dorsal)-10´remo, intensidade moderada + 4x (lunge com bicípete curl + 15 abdominais infra/supra umbilical. Este é apenas um exemplo de treino onde se combina o trabalho de força com exercícios gerais, não analíticos, implicando grandes grupos musculares com cargas moderadas e repetições elevadas. Procure adaptar-se ao seu nível e boa sorte.

Geração "à rasca"...

Para começar, não tiveram de viver sufocados por uma ditadura nem ameaçados por uma guerra;  não tiveram como única escolha académica universidades públicas de entrada difícil, ensino tipo militar e cursos restritos e com aplicação prática imediata no mundo do trabalho. Não tínhamos o luxo de cursos inúteis nem universidades mixurucas que os pais ou os contribuintes pagavam; não tínhamos Erasmus, nem exames colectivos, nem pós-graduações e doutoramentos para todos; não tínhamos internete nem cinema em casa e não fazíamos downloads de tudo;Não viajávamos porque não tínhamos dinheiro nem era suposto os jovens viajarem, não tínhamos telemóveis nem roupas de marca, nem Porto "by nigth", nem nada que fazer a não ser estudar ou ir para a tropa. E não tivemos uma geração de pais tão presente e preocupada. A sociedade evolui a cada segundo, mas muita coisa mal feita se fez por aí. Acabaram-se com as escolas comerciais e industriais que formavam excelentes técnicos. As Universidades e Institutos deveriam ser criadas segundo as reais necessidades do País, e não foi assim o que se passou. Na vida não há sentido único. O trabalho, qualquer que seja, dignifica e não falta por aí. Pede-se coragem e atitude nos jovens do "à rasca". Desenrasquem-se, sigam uma carreira militar, começem por baixo num emprego e mostrem atitude, criatividade, inovação e dedicação. Como dizia a minha querida mãe, "hora a hora Deus melhora". Felicidades.