sexta-feira, 12 de março de 2010

MITO: QUANTO MAIS TEMPO SE EXERCITA, TANTO MELHOR?

É um mito contra o qual luto diáriamente. As secções de exercícios que recomendo, são breves, intensas e extremamente eficientes. estimulam os músculos, queimam gordura e exigem menos de quatro horas por semana. É isso mesmo. É tudo o que precisa. E, apesar do que muitos acham, fazer mais actividade física não é o melhor. Não é mesmo. Não é só penoso para o corpo como também esgotante para a mente. Períodos breves e intensos de exercícios produzem resultados físicos palpáveis, ao mesmo tempo em que acalmam, aliviam o stress e permitem que nos concentremos nos objectivos do dia.
As secções de exercício devem proporcionar uma quantidade exacta de estimulação necessária para desencadear uma resposta de adaptação. Faça exercícios com pesos só tres vezes por semana e uma série de ginástica aeróbica ou de cardio tres vezes por semana, ou dia sim, dia não. Nada mais. Nada menos. Após a estimulação muscular,  precisa  de ir em frente e começar o processo de recuperação, porque é aí que a mágica acontece. Os músculos crescem enquanto descansa e recupera.
Após uma secção eficiente com pesos as células musculares são lesadas e, então o corpo mobiliza-se para tratar a lesão. Esse reparo muscular exige energia que, em circunstâncias apropriadas, será retirada da gordura armazenada no seu corpo. Em boa verdade, vai canalizar energia latente na gordura e usá-la como combustível para alimentar e crescimento do músculo.

Sem comentários: