sexta-feira, 14 de maio de 2010

O ANTIOXIDANTE

Os radicais livres são elementos instáveis, extremamente reactivos, que se formam nas reacções metabólicas normais do nosso organismo.
Em condições fisiológicas normais, os radicais livres são neutralizados por um complexo sistema de defesa antioxidante. Porém, factores como o fumo do tabaco, a poluição do ar, radiações, medicamentos, álcool e stress podem aumentar exponencialmente a sua produção. Quando produzidos e em excesso, atacam as biomoléculas, podendo originar mutações, inactivar enzimas, danificar as membranas celulares, penetrar na célula, deformando o material genético, e podendo mesmo provocar morte celular. Nestas situações, são necessárias quantidades extras de antioxidantes para proteger o organismo das agressões dos radicais livres.
Os antioxidantes são um conjunto de compostos como enzimas, co-enzima Q10, vitaminas como a E e a C, betacaroteno, e elementos como o magnésio, o zinco e o selénio. A vitamina C é um potente antioxidante que, quando ingerido com a vitamina E, possui uma potência ainda mais eficaz, uma vez que regenera a capacidade antioxidante desta última.

Sem comentários: