quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CARACTERÍSTICAS DOS BIÓTIPOS

ECTOMORFO - Fino e magro , baixo percentual de gordura e volume muscular plano, músculos com pouca espessura e metabolismo acelerado.Tem dificuldade em ganhar peso, especialmente em volume muscular.
**Treinar o corpo todo 2 a 3 vezes por semana, usando um exercício por grupo muscular, de 2 a 4 séries e de 8 a 10 repetições.Fazer o corpo trabalhar duro (intensamente), mas com pouca duração (volume).

MESOMORFO - Bem dotado geneticamente, com grande potencial para musculação e outros actividades desportivas. Naturalmente musculoso e forte. Peitoral aparente, tronco atlético. Boa proporção entre ombros largos e cintura fina.
**Responde bem ao treino que envolve o uso de pesos em movimentos básicos, exercícios que dão forma ao corpo.Variar o tipo de treino dá bons resultados. Treinos divididos, com 2 a 3 exercícios por grupo muscular de 8 a 12 séries totais por grupo muscular e 6 a 12 repetições.
ENDOMORFO - É grande, tem estrutura óssea larga. Metabolismo lento. Ganha peso facilmente e apresenta dificuldade para perder gordura: Tem tendência a armazenar gordura, que oculta e massa muscular.
**Necessita de treinar com mais frequência; trabalhos aeróbicos podem ser feitos frequentemente para aumentar e gasto calórico diário. Deve-se escolher de 2 a 3 exercícios eficientes por cada grupo muscular. Treinar abdominais e lombares no começo e/ou no final do treino. Adoptar programas divididos de aproximadamente 10 séries totais por grupo muscular, com 10 a 15 repetições.

Sem comentários: