sábado, 4 de outubro de 2008

BENEFÍCIOS DO VINHO NA SAÚDE

Já Hipócrates o prescrivia para curar várias maleitas. Muitos investigadores continuam hoje a reforçar as virtudes do vinho na saúde, mas também é verdade que o consumo excessivo de álcool é responsável por 7,4% das mortes prematuras na União Europeia.
Ingredientes poderosos
O resveratrol é um ingrediente exclusivo do vinho tinto e das cascas das uvas tintas. Estudos indicam que este polifenol pode contribuir para a diminuição do mau colesterol (lipoproteínas de baixa intensidade ou LDL). Por outro lado, aumenta os níveis de " bom colesterol " (HDL ou lipoproteínas de alta densidade). Agora é conhecido também o papel que o resveratrol pode ter na prevenção do cancro, impedimdo a proliferação das células tumorais.
Os flavonóides, presentes também em frutas, vegetais verdes, no chocolate negro e no chã, têm uma acção anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-cancerígena. Devido às suas propriedades antioxidantes, são um forte aliado na prevenção das doenças cardiovasculares. Outros componentes fenólicos - os procionídeos - têm estado igualmente na mira dos investigadores, pois reduzem o risco de doenças cardiovasculares, ao interferirem nos níveis de colesterol e triglicéridos, de acordo com a tese defendida recentemente na Universitat Rovira i Virgili, de Tarragona, por Josep Maria del Bas.

Sem comentários: