segunda-feira, 13 de outubro de 2008

MECANISMOS ENVOLVIDOS DA DOR MUSCULAR TARDIA

A dor muscular tardia é caracterizada pela sensação de desconforto e dor na musculatura esquelética, que ocorre algumas horas após a prática de uma actividade física, à qual não estamos acostumados.
A dor manifesta-se e alcança o máximo de intensidade entre 24 e 72 horas. Após esse período, há um declínio progressivo na dor, de modo que, cinco a sete dias após a carga de exercício, ela desaparece completamente. A intensidade da actividade física parece ser mais importante que a sua duração; contudo, a dor muscular pode ocorrer em indivíduos que momentaneamente aumentam a magnitude e/ou a intensidade da actividade física. Está também estabelecido que a contracção excêntrica é o padrão de acção muscular que provoca maior dano à estrutura muscular esquelética, tanto em seres humanos como em animais. Em recorrência disso, a intensidade da dor muscular proveniente de contracções excêntricas, a quantidade de força desenvolvida é de, aproximadamente, duas vezes superior à força desenvolvida durante contracções isométricas. Sabe-se, também, que durante as contracções excêntricas um número reduzido de unidades motoras é recrutado, quando comparado às contracções concêntricas, o que implica um stress mecânico elevado na fibra muscular, uma vez que a tensão por área de secção de corte transversal activa é maior.
Forças mecânicas elevadas, particularmente durante contracções excêntricas, causam distúrbios nas proteínas encontradas na célula muscular e no tecido conjuntivo. Associado a estes factores, os danos estruturais do sarcolema ( membrana plasmática das células ) são acompanhados por um influxo de íons de cálcio do interstício ( espaço ou intervalo entre células no tecido muscular ), para o interior da fibra muscular, resultando em níveis elevados de cálcio intracelular. No meio intracelular, o excesso de cálcio faz com que a mitocôndria acumule esse íon o qual inibe a respiração celular e a produção de energia, comprometendo a capacidade da célula de eliminar o cálcio no seu interior, resultando na degradação das miofibrilas e da membrana celular.

Sem comentários: