segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

OS NOSSOS DEFENSOES NATURAIS

Na frente da batalha, pelo menos quando se trata de deter os problemas de saúde mais comuns nos dias de hoje, estão os chamados antioxidantes: as vitaminas C e E e o betacaroteno ( uma forma de vitamina A ). Quando se tomam doses suficientemente grandes, pensa-se que estas vitaminas oferecem proteção contra 60 doenças relacionadas com o envelhecimento, desde o cancro e as cataratas  até às doenças cardíacas e ao colesterol.
Como fazem isto? Simplesmente porque acabam com as moléculas tóxicas chamadas radicais livres. Causados por radiações, fumo de cigarros, gases de tubo de escape de automóveis e outros agentes contaminantes, estes radicias livres corroem as células sãs e tornam-nas defeituosas de uma forma parecida como os estragos que as células cancerosas fazem no corpo.
Mas os investigadores dizem que a melhor defesa contra os radicias livres é tomar quantidades suficientes das vitaminas antioxidantes, o que impede os radicais livres de corroerem as células sãs. A maioria dos estudos mostram que a vitamia C oferece os melhores benefícios - ao funcionar como anti-hístaminico, matar vírus, aumentar a imunidade e proteger as pessoas de cancro, da diabetes e do outras doenças - em doses que variam entre as 500 miligramas e 10 000 miligramas que nunca poderíamos obter dos alimentos. 

Sem comentários: