quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE

Quando se desenvolve a capacidade de criar pontos altos intencionalmente, pode não se sentir mais energia e ter mais sucesso na vida, como também produzir óptimos resultados num tempo mínimo, em qualquer área. É assim que trabalho e me exercito.
No entanto, muitos " especialistas em condição física " recomendam que assim que o aluno conseguir fazer exercícios por 30 minutos " sem se cansar ", deve aumentar para 40 minutos e por aí adiante. Quanto mais, melhor, proclamam.
A pergunta que eu gostaria de fazer é: Por quê?
Qual é o objectivo, fazer exercício o dia inteiro? Fazer 2 e 3 aulas seguidas?
O que interessa aqui é,  à medida que se tornar mais experiente - à medida que o seu nível de eficiência no que quer que esteja fazendo, inclusive exercício, avançar, o objectivo será procurar constantemente chegar a um ponto mais elevado e tornar-se mais eficiente ainda. Do ponto de vista científico, durante as secções de treino tentamos estimular uma resposta de adaptação. Ok e daí? Os estudos mostram que a estimulação necessária para desencadear o crescimento dos músculos acontece rápidamente, ou não acontece. Daí vem aquela máxima: "Ou trabalha intensamente, ou durante muito tempo". Um ou outro.
Falarei brevemente numa ferramenta chamada " Índice de Intensidade " para nos ajudar a criar pontos altos no treino diário.

Sem comentários: