sexta-feira, 3 de julho de 2009

SUPLEMENTAÇÃO DESPORTIVA Parte 3

A actividade física, da forma como ela é praticada nos dias de hoje por atletas competitivos e recreativos, deprime vários aspectos da imunidade, principalmente a actividade anti microbiana.
Demonstrou-se que a proteína do soro do leite, é claramente superior à albumina do ovo, à caseína e às demais proteínas, até mesmo no que diz respeito à optimização das respostas imunológicas celulares e humorais, tais como a produção de anticorpos e a activação das células beta mediada pelas células T.
Após a ingestão de uma boa marca de Whey, o " pool " de aminoácidos no corpo aumenta entre 200 a 250%. Desse total, mais de 50% são aminoácidos BCAA´s, os quais são vitais para a síntese de proteína. O compartimento muscular, principalmente os músculos contrateis, preferem absorver os aminoácidos na corrente sanguínea, a fim de produzirem glutamina.
A glutamina é indescutivelmente vital para o crescimento muscular, para o bom funcionamento do sistema imunológico e para actuar como combustível cerebral. Está devidamente documentado que a glutamina constitui cerca de 60% do " pool " de aminoácidos nos músculos contracteis ( não contando com o aminoácido taurina ), e que após a absorção de uma dose de 2 gramas de glutamina, ocorre um aumento da ordem dos 300% dos níveis endógenos de hormonas do crescimento humano. Além disso, quando aumentam os níveis sanguíneos de glutamina, os de bicarbonato no sangue elevam-se, o que faz com que a produção de ácido láctico, produzido após a actividade física , seja rapidamente dissipado pelo organismo.

Sem comentários: