quarta-feira, 23 de julho de 2008

ALONGAMENTO / FLEXIBILIDADE - Parte 1

Antes de definirmos os termos pernitentes ao alongamento, temos de uma forma mais ampla entendermos o contexto em que tipo de actividade se encontra. De acordo com Mcardle e col. (1998) o termo actividade física é definido como " qualquer movimento corporal produzido por músculos e que resulta de um maior dispêndio de energia", enquanto exercício físico significa " actividade física planeada e estruturada, repetitiva e proposital", e aptidão física " um conjunto de atributos que se relacionam com a capacidade individual de realizar uma actividade". Estes termos misturam-se frequentemente quando nos referimos ao alongamento, pois quando realizamos a modalidade de alongamento activo, ou as técnicas de Facilitação neuromuscular Proprioceptiva ( PNF ), estamos a produzir trabalho muscular, aumentando o seu gasto energético.
Quando adoptamos um programa de treino , estamos na verdade a realizar exercícios de alongamento, sem esquecermos de analisar a aptidão física necessária para a realização dos mesmos. O termo alomgamento possui diversas versões de acordo com a interpretação, aplicação e área de actuação profissional, para Harvey e col. ( 2002 ) significa intervenção que aplica tensão aos tecidos moles, induz o aumento na extensabilidade destes tecidos, sendo amplamente admistrado para aumentar a mobilidade articular e reverter contracturas. Flexibilidade significa o máximo alcance articular de movimento de uma articulação ou em uma série de articulações. A flexibilidade é tida como parte integrante do tratamento de lesões musculares. Várias investigações sugerem que o alongamento mantido por 30 segundos é uma efectiva quantidade de tempo quando se tem por objectivo os ganhos em amplitude de movimento. O alongamento resulta em um aumento de extensão da unidade músculo-tendão.
Para a prescrição dos exercícios de alongamento será necessário levar em conta 5 pontos fundamentais:
1º O tempo disponível para a realização dos alongamentos
2º A história de actividade física do indivíduo
3º Tipo de actividade que o aluno gostaria de fazer
4º Equipamento e facilidades disponíveis para a sua execução
5º Características individuais que podem afectar a performance nos variados tipos de exercícios.
( Collen & Ron, 2000 )

Sem comentários: