sexta-feira, 2 de maio de 2008

METABOLISMO LENTO

O culpado do ganho de peso!!
Existe ou não um metabolismo lento? É correcto dizer-se que engordamos porque o nosso metabolismo não trabalha à velocidade correcta?De acordo com estudos realizados, pode efectivamente ter-se um metabolismo lento, mas a condição é bem mais rara do que se julga.
O metabolismo humano é um processo bioquímico complexo que representa a soma total das células enquanto produtoras e utilizadoras de energia. Uma das formas mais habituais de ser medido é através da Taxa de Metabolismo Basal ( TMB ) - valor expresso em calorias que corresponde ao valor total de calorias gastas com o organismo em repouso.
A composição corporal é um dos principais factores que define a TMB. Quanto mais massa magra se possuir mais calorias se queimam, o que se explica, porque os homens tendam a perder peso mais fácilmente do que as mulheres; têm maior quantidade de massa magra. Outro factor é o exercício. Toda a actividade física, independentemente da intensidade, aumenta o número de calorias "queimadas".
Sim, existem metabolismo lentos, mas é raro". A maior parte dos obesos não ganham peso por causa da lentidão do seu metabolismo, mas por comerem muito e se exercitarem pouco. Ter um metabolismo lento significa que a TMB de um indivíduo é mais baixa do que os valores de referência estimados para a sua idade, altura, peso e sexo. Na verdade, as pessoas com excesso de peso até têm um metabolismo mais acelerado porque têm mais músculo, para além da gordura.
Um metabolismo lento pode ainda indicar um problema de saúde. Os especialistas apontam o hipotiroidismo e o síndrome de Cushing como exemplos de doenças que diminuem a TMB ou altera o rácio músculo-gordura e aconselha-se uma consulta médica para afastar suspeitas.

Sem comentários: