sexta-feira, 16 de maio de 2008

PREVENIR O CANCRO É CRUCIAL

1. Mantenha-se o mais magro possível, sem estar abaixo do seu peso ideal.
O ganho do peso e a obesidade aumentam o risco de desenvolvimento de vários tipos de cancro e outras doenças.
2. Faça pelo menos 30 minutos de actividade física por dia.
A actividade física ajuda a manter o peso ideal e a proteger de diversos tumores, incluindo o do intestino e o da mama.
3. Evite bebidas adocicadas e limite o consumo de alimentos processados.
Os alimentos processados, como o bacon, o presunto ou algumas salsichas são pobres em nutrientes e ricos em gorduras e/ou açucares e aumentam o risco de cancro. As bebidas adoçadas artificialmente contribuem para o ganho de peso.
4. Coma mais de uma variedade de legumes, frutas, cereais e leguminosas por dia.
Além de combaterem a obesidade, as frutas, os legumes e os cereais ajudam a proteger de cancros como os da boca, estômago e intestinos. Tente incluí-los em todas as refeições.
5. Evite o consumo de carnes vermelhas.
Há fortes evidências de que as carnes vermelhas aumentam o risco de cancro. Reduza o consumo deste alimento a menos de 500 gramas por semana.
6. Limite a ingestão de bebidas alcoólicas, não excedendo duas por dia para os homens e uma para as mulheres.
O consumo de qualquer quantidade de álcool amenta o risco de cancro. Contudo, pequenas porções de algumas bebidas ( vinho tinto de boa qualidade ), podem proteger contra doenças cardíacas, pelo que, se beber, faça-o com moderação.
7. Controle o consumo de alimentos salgados.
Estudos sugerem que o sal e os alimentos conservados com sal contribuem para o cancro do estômago. Prefira ervas e especiarias para temperar os seus alimentos.
8. Não use suplementos para se proteger contra o cancro.
Apesar de aconselháveis para alguns grupos de pessoas ( sempre mediante receita médica ), os suplementos de nutrientes devem ser preteridos a favor de uma dieta equilibrada.
9. Até aos seis meses, as mães devem apenas amamentar os filhos.
A amamentação protege as mulheres de cancro da mama e os bebés do ganho excessivo de peso. Depois do meio ano de vida do bebé, podem ser acrescentados novos líquidos e alimentos à sua dieta.
10. Não fume ou mastigue tabaco.
Fumar e usar tabaco sob qualquer forma aumenta os riscos de cancro e de outras doenças. Se o fizer, procure um tratamento para a cessação do tabagismo. Se não fuma, não comece.

Sem comentários: