sexta-feira, 16 de maio de 2008

REPOUSO OBRIGATÓRIO

Se o treino for intenso e não obedecer ao devido repouso, o exercício físico não surte efeito positivo. No decorrer da prática da actividade física, o sistema simpático liberta adrenalina, aumentando a frequência cardíaca e respiratória. Por outro lado, quando o corpo descansa, chega a hora do sistema parassimpático entrar em acção, causando um efeito contrário e proporcionando o relaxamento. Na prevenção da síndrome do sobretreino deve ser sempre levado em conta o comprimento do programa de treino e o acompanhamento constante. A ficha de monitorização do treino permite controlar os efeitos, como a frequência cardíaca, peso, horas e qualidade de sono, dores musculares, disposição psicológica geral, metas planeadas e rendimento efectivo, percepção do esforço após o último treino e atitude face ao treino do dia, sem deixar de levar em linha de conta problemas que possam surgir relacionados com doença, lesões ou outros. Para a maioria dos praticantes, o exercício faz parte da actividade diária e o grau de envolvimento representa um hábito saudável. Nestas situações, o exercício físico complementa outros aspectos da vida, tornando-se muito útil no controlo e na gestão de ansiedade, depressão e stress do dia a dia. No entanto, algumas pessoas ultrapassam a barreira do saudável e o exercício acaba por controlar as suas vidas, chegando mesmo a abandonar a vida pessoal e social, para se isolarem dia e noite num ginásio. Começa, então, o princípio do fim, com a deterioração da pessoa no plano individual, social e laboral. A realidade e o quotidiano estruturam-se em torno do exercício, de tal forma que as responsabilidades de casa o trabalho e as relações assumem uma posição secundária. O exercício está acima de tudo! Por isso, quando praticar exercício, faça-o com " conta, peso e medida "de preferência com o acompanhamento de um profissional, cumprindo todas as indicações. Depois, sinta-se sempre e cada vez melhor consigo mesmo, mas também com os outros.
Principais sintomas
Saiba reconhecer os mais comuns sintomas de sobretreino. Segundo os especilalistas, quando se manifestam, pelo menos, dois destes sintomas a pessoa passa a integrar um grupo de risco:
. Estados de fadiga
. Diminuição do desempenho
. Falta de confiança
. Peturbações psicológicas
. Alterações de humor
. Sensação de corpo pesado
. Dores e lesões musculares
. Debilidade do sistema imunitário
. Irritabilidade
. Ansiedade
. Depressão
. Nervosismo
. Alterações no apetite
. Diarreia
.Dores de cabeça
. Abandono da actividade por esgotamento
Como prevenir?
- Faça um check-up geral antes de iniciar a actividade física;
-Escolha sempre um profissional para lhe indicar o treino que melhor corresponda às suas necessidades e objectivos;
- Se for principiante, toda e qualquer modalidade que iniciar deve ser realizada com um ritmo lento;
- Pratique exercício físico no máximo de cinco vezes por semana;
- Respeite o tempo de repouso e recuperação que o seu corpo necessita, com intervalos no mínimo de 24 horas entre as sessões de exercícios;
- Aposte em exercícios e actividades variados;
- Obedeça a uma alimentação saudável e equilibrada.

Sem comentários: